Você sabia que a Amazon, o e-Bay, Mercado Livre e o AliExpress trabalham com dropshipping?
O que é Dropshipping?
O Dropshipping é um modelo de negócios online que permite que uma empresa opere sem precisar de estoque, sem precisar de um depósito para armazenar seus produtos ou até mesmo ter que enviar os produtos para os clientes. O fornecedor parceiro cuida de todas estas etapas.
Quais as Vantagens do Dropshipping?
O dropshipping tem várias vantagens, como:
É fácil de começar um ecommerce de dropshipping;
Os custos são baixos;
É um modelo de negócios de baixo risco;
Um ecommerce de dropshipping pode ser tocado de qualquer lugar do mundo;
Existem muitos produtos para vender;
Redução de prejuízos com mercadorias danificadas antes de enviar ao cliente.
O Dropshipping é Legal?
O dropshipping se enquadra em intermediação de negócios, uma vez que, quem faz o dropshipping presta o serviço de encontrar e oferecer o produto de um fornecedor para o cliente final. Portanto, o dropshipping é legal no Brasil.
Como Fazer Dropshipping e Começar seu Próprio Negócio
Você pode já ter sonhado em ter um negócio online de dropshipping, mas não sabia exatamente por onde começar. Bom, não precisa mais se preocupar pois neste artigo nós vamos explicar para você todos os detalhes de como fazer dropshipping.
Conteúdo
- O Que é Dropshipping Na Pratica?
- Vantagem;
- Desvantagem;
- Ideias De Negócio Dropshipping;
- Como Montar Sua Loja Em 5 Passos Simples;
- SEO Para Dropshipping;
- Marketing Por E-mail Para Dropshipping;
- Conclusão;
O Que é Dropshipping Na pratica?
Primeiramente, vamos contar para você qual é a definição de dropshipping – também conhecido como estoque na fonte.
Em suma, é um tipo de modelo de negócio onde você poderá vender produtos sem ter o produto físico em mãos. Isso significa que o fornecedor do produto irá enviá-lo diretamente para o consumidor depois que a transação acontecer.
Então, como você consegue lucrar com isso? É possível fazê-lo usando técnicas de majoração em seus preços. Isso significa que você tem que fazer a venda por um valor maior do que o cobrado pelo fornecedor.
Portanto, o mecanismo de estoque na fonte funciona assim:
- O consumidor compra o produto do vendedor (o drop shipper)
- O vendedor encomenda o produto do fornecedor
- O fornecedor envia o produto para o consumidor
Apesar de sua popularidade, negócios de dropshipping possuem algumas vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas. Aqui estão algumas coisas que você deve saber antes de mergulhar no mundo de vendas de estoque na fonte.
Vantagens
Nesta lista, nós vamos mostrar alguns dos fatores que fazem com o que o negócio de dropshipping seja tão atraente:
É fácil de começar – é diferente de outros negócios, que obrigam você a seguir alguns procedimentos complexos e ter alguns recursos em particular.
Criar um negócio de vendas online requer apenas que você tenha um laptop e uma conexão estável com a internet.
Baixo risco – o único custo que você tem que considerar é aquele do produto que irá oferecer ao consumidor.
Baixa quantia de custos indiretos – você não tem que pensar em custos de inventário nem contratar empregados para tomar conta do negócio. Seu custo indireto será muito menor do que você pensa.
Venda vários produtos – como um vendedor de estoque na fonte, você pode escolher vender produtos de mais de um fornecedor. Isso significa que dá para ser criativo em relação aos tipos de produtos que você quer oferecer aos consumidores.
Conveniência – como você conduz seus negócios através de um laptop, pode trabalhar de qualquer lugar que desejar.
Desvantagens
Apesar desse estilo de negócio parecer incrivelmente promissor, há algumas coisas que você tem que antecipar antes de entrar no mercado de estoque na fonte:
Competição feroz – há muitas pessoas que praticam o negócio de drop shipping, então você terá que trabalhar duro para se destacar.
Baixas margens de lucro – já que você está enfrentando a competição de vários vendedores, possivelmente acontecerá uma guerra de preços. Isso significa que você deve reduzir seus preços o máximo possível para fazer com que eles sejam mais atrativos.
Mas é algo que pode ser evitado se você encontrar um nicho de baixa competitividade para atuar.
Problemas de fornecimento – se você escolher um fornecedor ruim, terá entrado no caminho para o fracasso.
Afinal, um fornecedor de baixa qualidade pode arruinar sua reputação com erros de envio, problemas no empacotamento e demoras no tempo de resposta. Apesar disso, os problemas estão além de seu controle.
Inventário difícil de gerenciar– você tem que frequentemente manter registros do inventário de seu fornecedor para se alinhar com o número de produtos disponíveis no estoque de sua loja.
Atendimento ao consumidor – você é quem está diretamente conectado com o consumidor. Então se houver qualquer problemas, será obrigado a ouvir pacientemente as reclamações.
Como Começar um Negócio de Dropshipping?
Então você já sabe o fundamental do negócio de dropshipping. Agora nós iremos contar para você o que fazer para começar a trabalhar no ramo.
Nós vamos guiá-lo desde que o processo de procurar por ideias de produto até o marketing de sua loja de dropshipping. Aqui estão os passos:
Tenha Ideia de Negócios de Dropshipping
Você precisa saber o que quer vender antes de entrar no mercado. Até porque seria uma ideia ruim escolher os produtos aleatoriamente apenas pela sua vontade.
Primeiramente, identifique o que você está tentando oferecer. Encontre quais são os problemas de seus clientes e escolha um produto que possa resolvê-los. Isso fará com que os seus produtos sejam valiosos para seus consumidores.
Acima de tudo, o produto tem que ter valor tanto para o comprador quanto para o vendedor. É por isso que você tem que checar se a mercadoria que você quer oferecer é lucrativa e a indústria possui boas perspectivas para o futuro.
Com o Google Trends, você pode checar se os produtos escolhidos estão numa tendência de crescimento ou não.
Tela de busca de temas, termos e tópicos do Google Trends
Se você estiver certo o suficiente para escolher um nicho específico, o próximo passo é encontrar o fornecedor certo.
Certifique-se que o fornecedor não vai atrapalhar seu negócio a longo prazo. Mais do que isso, é necessário convencê-lo de que ele será um ótimo parceiro para você. Em outras palavras, a relação tem que ser mutuamente lucrativa.
Depois disso, aqui estão algumas questões que você precisa pesquisar antes de escolher o seu produto:
O quão popular é o nicho do seu produto?
Com que tipo de fornecedores você quer trabalhar?
Para que região você irá vender?
Responder essas perguntas irá ajudá-lo a encontrar o produto certo para o seu negócio.
Monte sua loja virtual de dropshipping em 5 passos Simples
Além de conhecer as vantagens desse modelo de negócio você entender quais são os passos necessários para criar uma loja que lhe dê algum retorno financeiro desde o começo.
A partir do momento que você decidir abrir uma loja virtual de dropshipping devem ser iniciado um processo de busca e aprimoramento das suas habilidades como varejista, no entanto, você não deve seguir passos a esmo e nem mesmo se sentir perdido durante esse processo.
Para ajudar você, vamos listar 5 coisas que devem ser feitas para montar uma dropshipping e loja virtual de sucesso. Confira:
1. Utilize a pesquisa do Google com sabedoria
É verdade que você deverá pesquisar os seus concorrentes, os fornecedores, o seu publico-alvo e até mesmo o design que será mais atrativo para o seu cliente.
Quando se fala de fazer pequisas online, o primeiro site de busca que vem a mente é o Google, e, de fato, essa é uma excelente ferramenta na hora de buscar as informações que precisa.
Mas, o uso desse site de buscas de ser feito com sabedoria. Você não pode verificar apenas as 3 primeiras páginas que aparecem quando é pesquisado um determinado termo.
Procure as informações em 10, 15 ou 20 páginas, assim você terá toda a segurança necessária de uma informação.
Outro ponto é procurar por várias entradas diferentes. Evite repetir sempre os mesmos termos nas buscas. Você pode se surpreender com o que encontrar.
2. Analise a concorrência
Toda pesquisa de mercado que se preze deve fazer uma análise detalhada daquilo que os concorrentes oferecem no mercado. Por isso, verifique minuciosamente no que você competirá com eles e qual será o seu diferencial.
Fazer isso vai ajudar você a saber como estruturar a sua e-commerce de modo que ela sobreviva as oscilações do mercado e sempre chame a atenção dos seus clientes.
Lembre-se: seus concorrentes podem ser diretos ou indiretos. Ter conhecimento de todos eles e dos serviços que eles ofertam faz com que seja mais fácil você estabelecer e ganhar uma competição com eles.
Apesar de ter um bom conhecimento dos concorrentes, não fique fissurado neles. Fazer isso pode levar você a perder o foco e sempre estar um passo atrás das novidades do mercado.
3. Aprenda a usar o Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite que você calcule com segurança o ROI, ou seja, o retorno do seu investimento, de publicidade.
Além disso ele acompanha seus sites e suas redes sociais de forma que auxiliar completamente o seu desenvolvimento online.
Vale a pena lembar que essa é apenas uma ferramenta que medo o desempenho. Cabe a você verificar e corrigir os pontos necessários para ser bem-sucedido no mercado.
4. Encontre bons fornecedores
Você pode usar sites de busca para encontrar fornecedores confiáveis. Procure sempre ter fornecedores nacionais e internacionais. Os fornecedores internacionais costumar ter um preço melhor na hora de comprar os produtos.
No entanto, pode acontecer de alguma encomenda ficar presa na alfândega. Caso isso ocorra é sua a total responsabilidade de retirar o produto e se certificar que o cliente final receba o produto e fique satisfeito.
Além desse problema, pode ser que você encontre dificuldade de se comunicar com uma pessoa de um determinado país estrangeiro. Nesses casos seria mais apropriado optar por fornecedores nacionais.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Criar um site do zero pode ser um processo lento e que envolve muito trabalho. Por isso procure utilizar a tecnologia a seu favor. Existe no mercado plataformas de lojas virtuais que possibilitam a abertura de uma loja virtual em alguns minutos.
Esse último passo talvez seja o que exija mais a sua atenção. Você deve procurar uma plataforma que seja rápida, prática e consiga atender a necessidade dos seus cliente com facilidade.
Além da plataforma, existe no mercado aplicativos que ajudarão você a organizar a sua loja virtual da melhor forma possível. Procure os mais adequados ao seu caso e faça bom uso deles.
4. Decida os Detalhes
Adicionar produtos para a sua loja online pode ser um processo complicado. Isso porque existem algumas coisas que você deve considerar, como por exemplo:
Custos de Envio
É necessário considerar que tipo de taxa de envio será cobrada de seus consumidores. Alguns clientes avaliam o custo do frete antes de fazer uma compra. Claro que isso varia dependendo da transportadora escolhida e da sua região, mas em geral há três tipos de taxas que você pode escolher:
Taxas por tipo – esse tipo de frete vai categorizar os custos com base no tamanho dos produtos. Isso significa que mercadorias de tamanho reduzido sairão mais baratas do que produtos de maiores dimensões.
Taxas em tempo real – essa opção é mais flexível. Afinal, o custo vai ser baseado no peso e no destino do produto. Portanto, o valor do envio entre diferentes mercadorias pode variar.
Frete de taxa fixa – uma taxa fixa é uma das opções mais fáceis de se implementar. Afinal, ela só cobra um preço único para todos os tipos de envio.
Taxas
Se você mora num estado que o obriga a pagar taxas de vendas, terá que descobrir o quanto esses tributos irão custar. Então, será necessário ajustar o custo do produto e o gasto total que os clientes terão com a mercadoria. Para essa tarefa, o ideal é sempre consultar um especialista em impostos.
Método de Pagamentos
O método de pagamento vai afetar a experiência de compra de seus consumidores. Quanto mais conveniente forem os métodos, mais felizes eles serão.
Você também pode se aproveitar da popularidade de um método de pagamento em particular para ganhar a atenção dos consumidores. Inclusive, você também precisará confirmar que o método de pagamento está oferecendo uma taxa de transação baixa.
5. Faça o Marketing de sua Loja
Nesse estágio, você deve se preocupar em promover o seu negócio de dropshipping. É possível usar algumas práticas de marketing digital para expor o seu negócio para o mundo.
Portanto, aqui estão alguns métodos de marketing digital que você pode usar para sua loja de estoque na fonte:
SEO Para Dropshipping
As pessoas estão constantemente pesquisando sobre tudo na internet. Se você está fazendo uso de propagandas em mecanismos de buscas, isso definitivamente lhe dará uma vantagem.
Um dos métodos mais populares de marketing digital para sites de pesquisa chama-se search engine optimization (SEO). Trata-se de uma maneira de fazer com que o seu website tenha um ranking maior nos resultados de busca de websites como o Google.
Para gerenciar a performance de SEO do seu website, você terá que fazer uma pesquisa sobre como mecanismos de pesquisa funcionam.
Se você implementar bem o seu SEO, certamente conseguirá ganhar mais exposição ao aumentar gradualmente o ranking de seu site.
Propagandas Pagas (PPC)
Existe outra maneira de fazer com que seu website apareça no topo das páginas de resultados de pesquisa, que se chama marketing de mecanismo de busca (SEM, ou search engine marketing). Ele pode ser usado como uma de suas estratégias de marketing digital.
Basicamente, você compra um espaço de propaganda no site de busca e então precisa ligar uma palavra chave à sua campanha.
O sucesso de sua proposta depende da relevância de sua palavra-chave para as propagandas e do valor dessa oferta. Para gerenciar isso tudo, é possível usar o Google Ads.
Diferentemente do SEO, esse método vai custar algum dinheiro. Pois, como o próprio nome implica (PPC, ou pague por clique), as propagandas precisam ser pagas na mesma medida em que as pessoas clicam nelas. Quanto mais cliques seu anúncio recebe, mais ele irá custar para você.
Porém, em troca, a sua loja online de dropshipping pode ganhar muita exposição de ter um lugar assegurado para propaganda.
Outra opção de PPC pode ser encontrada nas redes sociais. Você pode pagar por propagandas no Facebook ou no Instagram, definir como alvos uma determinada faixa demográfica e fazer com que esses anúncios levem as pessoas ao seu negócio.
Marketing por Email Para Dropshipping
Você pode evitar perder consumidores ao manter-se em contato com seus clientes através de uma estratégia de marketing por email. A esse ponto, você provavelmente já está se perguntando como esse método pode de fato funcionar.
O primeiro passo nessa estratégia é criar uma lista de email. Você pode fazer isso ao oferecer produtos de graça, descontos e outros negócios atraentes.
A partir daí, crie a sua campanha de marketing por email. Envie newsletters, ofertas especiais, disparos de emails e assim em diante. Essa estratégia irá ajudá-lo a manter um relacionamento próximo com seus consumidores.
Conclusão
Você deve considerar as vantagens e desvantagens antes de mergulhar na onda dos negócios de dropshipping. Contudo, se você está disposto a se dedicar nesse trabalho, certamente será bem sucedido.
Te desejo Sucesso !
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