O Que é E-COMMERCE? E Como Montar Um Do Zero -2020



Com a evolução da internet e os avanços em tecnologia de segurança de dados, pagamentos e entrega já é possível comprar praticamente tudo com poucos cliques e sem sair do sofá. E quando falamos ‘tudo’, é ‘tudo’ mesmo: desde adubo para plantas até pianos de cauda. Estes são os resultados da ‘revolução’ chamada e-commerce.


Mas afinal o que é um e-commerce e por que começar um?

E-commerce é o nome dado a qualquer tipo de venda (transação financeira) realizada via internet. E aproveitando este momento nostálgico,

 você sabia que o primeiro produto a ser vendido por e-commerce foi um CD do Sting? No Brasil a primeira loja virtual a nascer foi a livraria Booknet, inspirada na Amazon, no final de 1995.

Você sabia que SUBMARINO E AMERICANAS representam um tipo de e-commerce chamado Marketplace? Além dele existem outros tipos, como veremos mais à frente. 

O mais importante agora é entender que uma loja virtual é diferente de um site comum, já que precisa estar integrada a outros sistemas como meios de pagamento e antifraude, por exemplo.

Principais finalidades uso internet para negócios Fonte: Instituto Locomotiva

Esta é uma boa oportunidade tanto para quem nunca empreendeu antes, quanto para quem já tem loja física e quer expandir suas vendas para todo o país.

Inclusive, hoje já existem ferramentas muito fáceis de usar como o Criador de Sites e o WordPress que permitem vender na internet em pouquíssimo tempo.

Outro motivo para investir no comércio eletrônico é o potencial de crescimento deste mercado. Graças ao aumento do número de usuários de internet e do uso de dispositivos móveis como smartphones, os consumidores são cada vez mais atraídos pela comodidade e facilidade de comprar online.
 

CONTEÚDO

  • Ter um e-commerce é fácil e barato?;
  • Qual o perfil do consumidor que compra no e-commerce?
  • Quais são as categorias mais vendidas no e-commerce brasileiro?
  • Tipos D e E-commerce;
  • Vantagens e desvantagens de um E-commerce;
  • Como Cria um e-commerce? Por onde começar?
  • Formas de pagamento e-commerce;
  • Logística e-commerce;
  • Conheça os 7 tipos de clientes e saiba como atendê-los;
  • Tráfego do site;
  • Preços competitivos;

Ter um e-commerce é fácil e barato?

Então basta criar um site e começar a vender meus produtos, tudo fácil e barato? Calma, não é bem assim.

Como qualquer outro empreendimento, criar um e-commerce exige planejamento estratégico e financeiro. 

O que vai mudar é o tipo de investimento que você vai fazer. Ao invés de concentrar esforços em encontrar a localização ideal para abrir sua loja, por exemplo, você precisa focar nas estratégias 

que garantem sua presença online de forma prática e eficiente: escolher um bom domínio, um serviço de hospedagem de sites seguro e, claro, nas formas de divulgar o seu negócio na internet e atrair clientes.

Outro ponto que vale cautela é a gestão financeira do seu e-commerce. Apesar de não ter despesas como aluguel, IPTU e outros custos comuns de um estabelecimento físico, você precisará contratar serviços terceirizados como Correios ou fornecedores de pagamentos online.

Lembre-se: criar um e-commerce é uma ótima oportunidade, mas nenhum negócio gera lucro em pouco tempo ou sem investimento e esforço.

Qual o perfil do consumidor que compra no e-commerce?

Existe muita informação sobre o perfil dos consumidores virtuais, e é evidente que ele varia de acordo com o tipo de produto ou serviço que você vende. Porém, de forma geral, quem compra no e-commerce é extremamente conectado, busca por conveniência e preço baixo.

Quando vamos comprar algo costumamos pesquisar preços e informações sobre produtos na internet antes de comprar. 

Este é um dado relevante a ser considerado quando você estiver planejando estratégias para atrair clientes, campanhas promocionais ou mesmo produzindo o conteúdo da descrição dos seus produtos.

Quais são as categorias mais vendidas no e-commerce brasileiro?


Apesar de não existir uma lista de produtos mais vendidos na internet, podemos ter uma boa ideia olhando os rankings divulgados pelos grandes varejistas virtuais. 

No Mercado Livre, por exemplo, ‘tênis feminino’ e ‘tênis masculino’ estavam entre os produtos mais buscados, seguidos por ‘celular’ e ‘notebook’.

Outro grande shopping virtual, o Ebay, também divulgou uma lista sobre os produtos mais comprados por estrangeiros em sites brasileiros. Os dados mostram que ‘relógios de pulso’ e ‘quadrinhos’ eram 

alguns dos produtos mais comprados por consumidores dos EUA, Canadá, Reino Unido, França e Alemanha, em lojas virtuais do nosso país.

Portanto se você está na fase de escolher um produto para vender é importante pensar esta decisão na balança: mesmo que alguns produtos tenham um preço de venda menor, eles podem sair mais rápido do seu estoque que os de maior valor agregado. 

4- Tipos D e E-commerce

Business-to-business (B2B)
Este tipo de e-commerce acontece quando uma empresa de e-commerce vende para outras empresas.

Business-to-customer (B2C)
Este tipo de e-commerce acontece quando uma empresa vende diretamente aos consumidores. Este modelo de e-commerce é o mais comum.

Customer-to-customer (C2C)
Este tipo de e-commerce acontece quando consumidores vendem para outros consumidores. Geralmente usam uma plataforma para a venda, como por exemplo, o Mercado Livre e o e-Bay.

Vantagens e desvantagens de um E-commerce


Abordamos aqui um ponto importante para quem quer empreender na internet, as vantagens e desvantagens que podem mudar de acordo com o projeto, quanto mais robusto, mais complexo, caro e demorado pode se tornar.

Vantagens:

  • Segmento de nicho
  • Investimento menor frente a uma Loja física.
  • Tempo do projeto pode ser menor, por exemplo, no caso das plataformas alugadas e marketplaces, onde só é necessário o cadastro.
  • Redução do custo operacional, não são necessários vendedores, porém se faz necessário uma equipe para comunicação, atendimento, (leia também “Como otimizar o atendimento da sua Loja Virtual”), manutenção e tudo que um e-commerce necessita.
  • Sua loja virtual fica aberta 24h por dia, 7 dias por semana e qualquer pessoa do Brasil pode comprar.

Desvantagens:


  • Produtos de baixo custo, é necessário verificar se compensa comercializar, pois o valor de frete ainda é muito alto no Brasil.
  • Dados pessoais na internet, alguns usuários ainda tem o receio de colocar seus dados em um site, apesar de que muitas lojas virtuais trabalham para que os mesmos fiquem guardados com segurança.
  • Entrega imediata, quem compra quer receber o mais rápido possível, porém isso nem sempre é possível, a retirada na loja já existe, mas não se aplica se a loja virtual for do Ceará e o cliente de São Paulo, a espera vai existir.

Como Cria um e-commerce? Por onde começar?


Começar um ecommerce, no entanto, é mais do que montar uma lojinha na internet, é preciso ter estratégia, superar alguns desafios e usar os recursos certos, por isso, separamos a seguir alguns passos importantes que não devem ser negligenciados na hora de zarpar o barco em direção ao mar.

1. Estudar o mercado

Conhecer o mercado no qual você está ingressando é tão essencial quanto ter conhecimento acerca dos perigos e das potencialidades que uma navegação exige. 

Se no mar você precisa saber a direção do vento, onde há ou não um iceberg e a profundidade da água, no ecommerce você também precisa tomar parte no universo das vendas online, sabendo como o negócio funciona, por onde começar e quais os recursos podem e devem ser explorados.

2. Planejar seu negócio

O planejamento é uma etapa que não deve ser pulada em nenhum negócio. No comércio eletrônico não é diferente. Definir um prazo para a execução de cada etapa, delegar tarefas, montar planilhas de estoque, organizar a logística, tudo isso é essencial para não perder o controle do seu ecommerce.

O planejamento pode ser o bote salva-vidas do seu negócio, dedique tempo a esta etapa.

3. Criar o ecommerce

No ecommerce, a criação do site é uma etapa muito importante se o seu objetivo é ter uma loja virtual própria. 

Hoje em dia existem muitas plataformas que oferecem templates prontos, intuitivos e facilmente editáveis. Dependendo da complexidade e do tamanho do negócio às vezes é possível até dispensar a contratação de um programador.

Plataformas como WordPress, por exemplo, que é uma das mais usadas para criação de ecommerce, podem ajudar você a elaborar um site atraente e organizado. O consumidor precisa encontrar o que procura sem dificuldade ou perda de tempo.

4. Escolher o servidor

Investir em um servidor para hospedagem do ecommerce é uma maneira inteligente de antecipar problemas e evitar contratempos para o seu consumidor. Em períodos de grande volume de acessos isso evitará lentidão ou queda do site, evitando que sua loja online fique indisponível e você perca vendas.

5. Planejar o sistema de cobrança

O sistema de cobrança do ecommerce é uma etapa delicada e imprescindível. Neste local o cliente colocará seus dados pessoais, números de documentos, endereços, cartões de crédito e, portanto, deve ser um local muito seguro.

Formas de pagamento ecommerce


Para isso existem, basicamente, duas opções. A primeira é elaborar um sistema próprio que ficará dentro do próprio site; a segunda, e mais comum, é utilizar um checkout indireto, 

onde o consumidor é redirecionado para um sistema fora do site do ecommerce ou um checkout transparente, no qual o cliente efetua o pagamento sem sair da sua página de pagamento. Alguns muito conhecidos são: PayPal, PagSeguro e Mercado Pago.

É importante ressaltar que muitas das plataformas disponíveis já oferecem integração com a maioria dos sistemas de pagamento.

6. Organizar o estoque e a logística de entrega

Talvez a logística seja o mais desafiador e crítico de uma operação e-commerce. Ele exige uma boa estimativa e muita organização. Um produto em falta é uma venda perdida e um cliente insatisfeito que talvez nunca retorne a sua loja online.

O contrário também é problemático, pois um estoque grande que não tem saída obriga o comerciante a colocar os itens em promoção, uma ação não planejada que pode acarretar perdas e prejuízos.

Logística e-commerce

Na armazenagem dos estoque é importante observar as condições que os produtos exigem. Já na questão do transporte, a organização varia de acordo com o tamanho do negócio. 

A maior parte das empresas possui contrato com os correios, que oferecem cobertura nacional através de um sistema ás vezes burocrático e limitado.

Por isso, em alguns casos uma transportadora pode ser a opção mais vantajosa, uma vez que o custo normalmente é mais baixo e o volume de carga pode ser muito maior.

7. Atendimento ao cliente

Os canais de comunicação são imprescindíveis. A internet deu voz a todas as pessoas e se o seu ecommerce não tiver canais de comunicação eficazes, o consumidor encontrará meios pouco amigáveis de fazer o recado chegar até você. Atenção: este é o caminho para o naufrágio do seu barquinho.

Conheça os 7 tipos de clientes e saiba como atendê-los


É importante que o cliente seja estimulado a dar o seu feedback do produto ou serviço adquirido. Sites como Reclame Aqui estão abarrotados de consumidores insatisfeitos e já se tornaram fonte de pesquisa que influencia a escolha de quem compra. 

Uma porção de avaliações ruins pode manchar para sempre a imagem do seu ecommerce.

Quais são as principais funcionalidades de um ecommerce?
As funcionalidades e possibilidades são inúmeras, você deve escolher aquelas que forem relevantes para o sucesso da sua loja. Confira algumas abaixo:

  1. Layout Exclusivo
  2. Design Responsivo
  3. Relatórios gerenciais
  4. Menus interativos
  5. SEO – Otimização para Mecanismos de Buscas
  6. Sistema de Buscas
  7. Sistema de Carrinho
  8. Checkout Trasnparente
  9. Busca por Tags
  10. Comprar por Ambiente
  11. Comprar por Marca
  12. Integração com Mídias Sociais
  13. Segmentação por Departamento
  14. Relatório de Estatísticas dos Produtos
  15. Listas de Presentes
  16. Integração com Marketplaces
  17. Atacado ou Varejo – B2B B2C
  18. Compre Junto
  19. Cupom de Desconto
  20. Compre 3 e pague 2
  21. Salve o carrinho e pague depois
  22. Métricas: os instrumentos de navegação
Acompanhar os acessos ao seu site, as fontes de tráfego e avaliações faz parte do trabalho com ecommerce. Por isso, depois de planejar e executar o seu negócio, fique atento as seguintes métricas:

Tráfego do site

Acompanhar o tráfego do site do seu ecommerce ajuda você a encontrar as melhores estratégias para fazer com que as pessoas encontrem seus produtos.

Mais do que monitorar, você pode gerar tráfego para seu site, fazendo com que as pessoas encontrem-no mais facilmente, através de anúncios pagos, otimização de sites com técnicas SEO, criação de backlinks, etc.

Além disso, monitorando o fluxo de tráfego você saberá quais são as maiores fontes de tráfego da sua página. Dessa forma, você será capaz de ajustar as estratégias e investir nos lugares certos para trazer mais pessoas até o site do seu ecommerce.

Visitantes (únicos e recorrentes)

O monitoramento das visitas é uma métrica importante para o seu ecommerce. Ele sinaliza se as pessoas que acessam seu site voltam a ele mais vezes ou não.

Se o número de visitantes únicos é muito mais expressivo do que o de recorrentes, talvez sua página não seja atrativa ou funcional. Esse dado serve para identificar falhas e corrigi-las ao longo do caminho.

Conversão

No ecommerce, conversão significa venda, afinal, este é o objetivo de atrair os consumidores até a sua página. Por isso, é importante monitorar também a taxa de conversão em relação aos acessos e visitas que o site recebe.

Essa informação ajudará você com as ofertas e com a criação de oportunidades novas para converter os acessos em compras efetivas.

Avaliações

As avaliações dos produtos que você comercializa são uma métrica importante para mensurar a satisfação ou insatisfação dos clientes e projetar melhorias. Este tipo de conteúdo é gerado pelos consumidores e tem um papel essencial na construção do seu negócio.

Além disso, é preciso estar atento a todos os comentários para banir ou excluir qualquer conteúdo ofensivo que possa ser gerado. Não se trata de ignorar ou esconder as avaliações negativas, mas de não permitir que a página de seu e-commerce se torne um ambiente inóspito.

Abandono de carrinho

Quem nunca encheu um carrinho e não finalizou a compra que atire a primeira pedra. Se o ecommerce é seu, no entanto, esse assunto não é brincadeira, mas uma métrica que precisa ser convertida em ação.

Reduzir o abandono de carrinho é uma tarefa que exige esforço e estratégia. Muitos ecommerces utilizam ferramentas automatizadas para recuperação de carrinho abandonado, 

lembrando o consumidor do carrinho e, às vezes, oferecendo um estímulo, como um desconto ou condição especial, para estimulá-lo a volta para a loja e finalizar aquela compra anteriormente abandonada.

Comunicação

Os canais oficiais de comunicação do seu ecommerce precisam ter um tempo médio de resposta rápido. Hoje em dia, grande parte do sites já possui um chat online integrado diretamente na plataforma, o que simplifica e agiliza muito a comunicação com o consumidor.

Nada causa mais insatisfação no cliente do que passar dias esperando por um e-mail ou ligação. Aliás, vivemos em um mundo imediatista e a agilidade na comunicação, na resolução de problemas e dúvidas pode ser o aspecto que define uma compra. 

Então, fique atento a isso. Um excelente sistema de chat online para ecommerce que nós recomendamos é o JivoChat.

Preços competitivos


O preço do seu produto deve levar em conta diversos fatores, mas um deles é a análise do mercado no qual seu ecommerce está inserido e o público-alvo ao qual se destina.

Atualmente existem diversos sites e até plugins que podem ser utilizados nos navegadores para comparar preços entre ecommercers. Eles revelam ao cliente o local onde encontrará o que procura pelo menor preço.

É claro que existem outras questões relevantes, mas o preço é um dos elementos que define a escolha na hora da compra, por isso é importante que você pratique valores competitivos.

Mar calmo nunca fez bom marinheiro: vantagens e desvantagens do ecommerce
Normalmente os 2 principais fatores que levam o consumidor a optar pelo ecommerce no lugar da loja física são: conveniência e preço.

No ecommerce é possível comprar a qualquer hora, não apenas em horário comercial como na loja física. 

Além disso, é possível fazer pesquisa de preços na comodidade do sofá, sem o desgaste de andar por horas de loja em loja suportando, muitas vezes, a sombra de um vendedor que lhe persegue. Sobretudo, o fator econômico é o grande atrativo, pois geralmente a compra no e-commerce sai mais barata.


No entanto, nem todas as águas deste mar são tranquilas e nem todos os ventos são favoráveis. Entre os aspectos que fazem as águas do oceano se revoltarem estão a insegurança e a espera pela entrega. 

Muitas lojas físicas ainda vencem esta batalha porque o prazer de sair da loja com a compra em mãos fala mais alto para alguns consumidores.

O fato é que hoje o comércio eletrônico sabe utilizar muito bem o marketing digital e suas ferramentas para lidar com a insegurança do consumidor. 

Assim, identificando as potencialidades e fraquezas do mercado, você poderá trabalhar para lançar seu barco com segurança no mar do e-commerce e navegar sem medo do naufrágio.

Agora que você já esta por dentro do e-commerce te desejo sucesso!

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